Mais que um bairro, uma região repleta de aromas

Você já deve ter ouvido falar em Batel Soho. Ou melhor, você certamente já descobriu um sabor novo por estes lados. O Batel Soho, termo que abrange o entorno da charmosa Praça da Espanha – cenário de tantos eventos culturais – vai muito além da gastronomia. Ela reúne uma série de empreendimentos interessantes, como uma rua pautada por dezenas de lojas de decoração para encher os olhos, mas, convenhamos, o que pode ser mais atraente do que comer bem e customizar seu próprio roteiro gastronômico?

O Batel Soho abriga, por exemplo, a menor cafeteria de Curitiba. Com apenas 3 metros quadrados, a The Coffee já virou atração. Gosta de doces? O inédito Tour CuritiDoce concentra nesta região nove estabelecimentos que movimentam o turismo em Curitiba, sempre com degustações do produto carro-chefe da casa, entre eles a Cuore di Cacao, com mais de dez prêmios de ´Melhor Chocolate da Cidade´ e a primeira loja de maçãs carameladas do Brasil, a Mary Ann Apple Factory. Endereços que promovem a vida saudável, como o Tasty Salad Shop, franquias que elevam os sentidos, como a Tartuferia San Paolo, restôs que representam com autenticidade os sabores do Velho Mundo, como o L´Epicerie, e enaltecem a vivacidade mundialmente afamada da fusão entre Japão e Peru, como o Nou Nikkei, formam um ecossistema de respeito na capital paranaense.

Café, Mel e um pedido ainda mais doce

O café GoCoffe, por exemplo, já foi cenário de pedido de casamento. O casal de influenciadores, Rafaela Ronconi e Felipe Waltrick, formalizou o início de uma nova etapa da vida num dos lugares que mais aprecia frequentar. “Adoro locais aconchegantes e instagramáveis nem que seja para um café rápido, mas as opções do cardápio de comidinhas também influenciam a minha escolha”, conta a coffe lover. Sua dica, para sair da rotina, é provar o Espresso Honey – como o nome sugere, adoçado com mel e chantilly.

Quem também é habitué do Batel Soho e apaixonada por gastronomia é a digital influencer Dani Machado. Quando não está recebendo amigos em casa – há boatos de que ela é uma excelente anfitriã – Dani circula pela região para descobrir novos lugares, apesar de gostar mesmo é de repetir. Dois estabelecimentos que a empresária costuma frequentar são referência em bom atendimento, além da localização privilegiada. “Amo jantar no Vin Bistrô. Tem uma das melhores chefs de cozinha da cidade e a comida é sempre impecável. Um dos meus pratos favoritos é a ostra gratinada que só a Claudinha (Krauspenhar) prepara”, sugere. Para almoçar, Dani não titubeia em recomendar o Restaurante Victor, que tem vista privilegiada para a Praça da Espanha. “O original Bar do Victor tem mais de 60 anos na cidade e a tradição se faz presente neste novo e mais moderno endereço”, afirma.

Em dias onde o sol não se faz visível em Curitiba, ou quando é possível resolver várias coisas num só lugar, há quem prefira o conforto de um shopping. O Pátio Batel, sinônimo de luxo na capital, vem investindo cada vez mais em oferecer ao seu público experiências gastronômicas. A blogueira Fabbi Cunha Muricy, do canal Chique de Bonito, recomenda a operação carioca do restaurante Alessandro & Frederico. “Além de ser um lugar muito charmoso, os preços não são exorbitantes. Gosto da versatilidade do cardápio para fazer um happy hour com as amigas e, em função da segurança, gosto de trazer meus filhos que também adoram o lugar”, diz. Dona de paladar experiente, Fabbi assegura que o estabelecimento serve a melhor pizza da cidade e tem um almoço executivo impecável, além de ter o melhor carpaccio de salmão defumado.

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Thabata Martin MTB: 5285/2004
COORDENAÇÃO EDITORIAL E TEXTOS: Verso.tht Comunicação Arte